CONTEÚDO  DE  RECUPERAÇÃO  1º  SEMESTRE  DE  2013
6º  ANO  "A"  e  "C"
1º  BIMESTRE ..  Operações  fundamentais  com  números  naturais
.. Expressões numéricas - figuras geométricas
2º BIMESTRE .. Divisores e múltiplos
.. Frações e porcentagem
7º ANO "A" e "C"
1º BIMESTRE .. Números inteiros
.. Números racionais
2º BIMESTRE .. Figuras geométricas
.. Equações e inequações do 1º grau
8º ANO "A" e "C"
1º BIMESTRE .. Conjuntos numéricos
.. Expressões numéricas
2º BIMESTRE .. Cálculo algébrico
.. Ângulos e triângulos
9º ANO "B" e "C"
1º BIMESTRE .. Números reais
.. Proporcionalidade
2º BIMESTRE .. Equação e sistema de equação do 2º grau
.. Relações métricas no triângulo retângulo e na circunferência
1º Colegial "A"
1º BIMESTRE .. Produtos notáveis e fatoração. Conjuntos
.. Trigonometria no triângulo retângulo. Geometria plana
2º BIMESTRE .. Funções
.. Circunferências, áreas, resolução de triângulos quaisquer
.. Expressões numéricas - figuras geométricas
2º BIMESTRE .. Divisores e múltiplos
.. Frações e porcentagem
7º ANO "A" e "C"
1º BIMESTRE .. Números inteiros
.. Números racionais
2º BIMESTRE .. Figuras geométricas
.. Equações e inequações do 1º grau
8º ANO "A" e "C"
1º BIMESTRE .. Conjuntos numéricos
.. Expressões numéricas
2º BIMESTRE .. Cálculo algébrico
.. Ângulos e triângulos
9º ANO "B" e "C"
1º BIMESTRE .. Números reais
.. Proporcionalidade
2º BIMESTRE .. Equação e sistema de equação do 2º grau
.. Relações métricas no triângulo retângulo e na circunferência
1º Colegial "A"
1º BIMESTRE .. Produtos notáveis e fatoração. Conjuntos
.. Trigonometria no triângulo retângulo. Geometria plana
2º BIMESTRE .. Funções
.. Circunferências, áreas, resolução de triângulos quaisquer
TRABALHO  DE  RECUPERAÇÃO 
DE  MATEMÁTICA  - 
1º  SEMESTRE  DE 
2013 
ENSINO FUNDAMENTAL II
ATENÇÃO
O 
trabalho  de  recuperação 
deverá:
... ter capa ( modelo  do 
colégio  )   ( 
pode  ser  digitada)
... 
ser  manuscrito  em 
papel  almaço  com 
todos  os  enunciados
Do 
6º  ao  9º 
ano  , todos  os 
exercícios  são  do 
SUPLEMENTO.
Valor 
do  trabalho : 10,0
6º  ano  “A” 
e  “C”
1º 
bimestre:  pág. 7 – ex. 16 ;  pág. 10 – ex. 1;  pág. 20 – ex. 1 ;  pág. 22 – ex. 11 ;   pág. 23 – ex. 12 ;  pág. 26 – ex. 2 ;  pág. 31 – ex.18.
2º bimestre:   pág.
32 – ex. 2 ;  pág. 33 – ex. 5 ;  pág. 39 – ex. 23 ;  pág. 42 – ex. 8 ;  pág. 43 – ex. 12 ;  pág. 44 – ex. 13 ; pág. 53 – ex. 50.
7º  ano  “A” 
e  “C”
1º bimestre:  pág. 5 – ex. 5  ;  pág.
7 – ex. 12  ;  pág. 22 – ex. 3  ;  pág.
23 – ex. 5  ;  pág. 26 – ex. 21  ;  pág.
29 – ex. 30  e  32 
;  pág. 37 – ex. 25.
2º bimestre:  pág. 40 – ex. 4  ;  pág.
49 – ex. 3  ;  pág. 50 – ex. 7  ;  pág.
51 – ex. 11  ;  pág. 52 – ex. 16  ;  pág.
58 – ex. 3  ;  pág. 60 – ex. 8  ;  pág.
64 – ex. 19  ;  pág.65 – ex. 21.
8º  ano  “A” 
e  “C”
1º bimestre:  pág. 8 – ex. 18  e  19
;  pág. 10 – ex. 26 ;  pág. 14 – ex. 40 ; pág. 29 – ex. 4 ;  pág. 33 – ex. 18  e  19.
2º bimestre:  pág. 41 – ex. 1 ;  pág. 42 – ex. 5 ;  pág.47 – ex. 20 ;  pág. 48 – ex. 21 ;  pág. 50 – ex. 31 ;  pág. 57 – ex. 30 ;  pág. 61 – ex. 38.
9º ano “B”  e  “C”
1º bimestre:  pág. 4 – ex. 2 ;  pág. 6 – ex. 
7 ;   pág. 11 – ex. 19  e  20
;   pág. 19 – ex.22 ;  pág. 20 – ex.26 ;  pág. 26 – ex. 13.
2º bimestre: pág. 33 – ex. 10 ;  pág. 35 – ex. 17 e 18 ;  pág. 41 – ex. 38 e 39 ;  pág. 44 – ex. 50 ;  pág. 57 – ex. 10;  pág.58 
- ex. 13 ;  pág. 62 –  ex. 29 e 31.   
TRABALHO  DE  RECUPERAÇÃO  DE  MATEMÁTICA  -  1º  SEMESTRE  DE  2013
ENSINO MÉDIO
ATENÇÃO
O  trabalho  de  recuperação  deverá:
... ter capa ( modelo  do  colégio  )   (  pode  ser  digitada)
...  ser  manuscrito  em  papel  almaço  com  todos  os  enunciados
Valor  do  trabalho : 10,0
TRABALHO  DE  RECUPERAÇÃO 
2º  BIMESTRE / 2013    1º 
COLEGIAL”A”
1.Dadas as funções a seguir, calcule os valores pedidos:
f(x)= 2x+1; g(x)=1/x
a) f(1)
b) g(2)
c) f(g(2))
d) g(f(1))
f(x)= 2x+1; g(x)=1/x
a) f(1)
b) g(2)
c) f(g(2))
d) g(f(1))
2.(UFV-MG) Sejam f e g funções reais tais
que f(g(x)) = x2 – 3x + 2 e g(x) = 2x – 3, para todo 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
              
 
 
    
 
   R. A partir dessas informações,
considere as seguintes afirmativas, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F
para a(s) falsa(s):
(   ) As raízes de f  são –1 e 1.
( ) O produto de f(3) e g(f(7)) é igual a 60.
( ) O resto da divisão de f(g(x)) por g(x) é igual a –
 
  .
( ) Para todo x =3 tem-se que f(g(x)) = 2.
( ) O produto de f(3) e g(f(7)) é igual a 60.
( ) O resto da divisão de f(g(x)) por g(x) é igual a –
( ) Para todo x =3 tem-se que f(g(x)) = 2.
A sequência CORRETA é:
a) F, F, V, F
b) V, F, V, F
c) F, V, V, F
d) V, V, F, V
e) F, V, F, V
b) V, F, V, F
c) F, V, V, F
d) V, V, F, V
e) F, V, F, V
3.Dada a função de IR em IR: f(x) = x3 – 2x2, calcule:
a) f(0)
b) f(1)
c) f(–1)
d) f(3)
e) Um valor de x, diferente de zero, para o qual a f(x) = 0
a) f(0)
b) f(1)
c) f(–1)
d) f(3)
e) Um valor de x, diferente de zero, para o qual a f(x) = 0
4.Represente no plano cartesiano os seguintes pontos:
A(1,3); B(–2,4); C(0,5); D(1, –1); E(4,0); F(–3,–2)
A(1,3); B(–2,4); C(0,5); D(1, –1); E(4,0); F(–3,–2)
O 
trabalho  de  recuperação 
deverá:
... ter capa ( modelo  do 
colégio  )   ( 
pode  ser  digitada)
... 
ser  manuscrito  em 
papel  almaço  com 
todos  os  enunciados
Valor 
do  trabalho : 10,0
TRABALHO  DE 
RECUPERAÇÃO  1º  BIMESTRE/2013    1º 
COLEGIAL  “A”  
1.Calcule
os produtos notáveis abaixo:
a) (2x + 1)2
b) (3 + y2)2
c) (a2b – 7)2
d) (20 – 4mn)2
e) (16 – x2)2
f) (b2 – 1)2
g) (3 + a) (3 – a)
a) (2x + 1)2
b) (3 + y2)2
c) (a2b – 7)2
d) (20 – 4mn)2
e) (16 – x2)2
f) (b2 – 1)2
g) (3 + a) (3 – a)
h) (2x + 1)2
i) (3 + y2)2
j) (a2b – 7)2
k) (20 – 4mn)2
l) (16 – x2)3
m) (b2 – 1)3
n) (3 + a) (3 – a)
i) (3 + y2)2
j) (a2b – 7)2
k) (20 – 4mn)2
l) (16 – x2)3
m) (b2 – 1)3
n) (3 + a) (3 – a)
o) (2a +3)3 =
p) (2x - 1)3 =
q) (x2 + y2)2 =
r)
(3a+1).(3a-1) =
s) (x+1)2 +(x-1)2 =
t) (x+2)2 - (x-3)2 =
u) (x+10) (x-10) +(2x-8)2+(2x-6)2 =
v) [(a+b).(a-b)]2 =
2.Fatore as seguintes expressões algébricas:
a) 10 – 2x
b) 4x + xy
c) a3 – 2a2 + 7a
d) 3a2x + 9a3x2 +12a2x3
a) 10 – 2x
b) 4x + xy
c) a3 – 2a2 + 7a
d) 3a2x + 9a3x2 +12a2x3
e) 5 – 10b + 4a – 8ab
f) x3 – 6x2 – yx + 6y
g) mn + 7n – 3m – 21
h) –zw + yz – xw + xy
f) x3 – 6x2 – yx + 6y
g) mn + 7n – 3m – 21
h) –zw + yz – xw + xy
i) 4x2 + 12x + 9
j) 49a2 – 28ab + 4b2
k) 16 + 8y + y2
l) –36 + 36m – 9m2
j) 49a2 – 28ab + 4b2
k) 16 + 8y + y2
l) –36 + 36m – 9m2
m) y3 + 64
n) 27 + 8n3
o) a3 + b3
p) 1 + x3
n) 27 + 8n3
o) a3 + b3
p) 1 + x3
q) 1 – x3
r) 125m3 – 27n3
s) a3b6 – 1
t) 8 – y3
r) 125m3 – 27n3
s) a3b6 – 1
t) 8 – y3
5.(Enem-MEC) Nas últimas eleições presidenciais de um determinado país,
onde 9% dos eleitores votaram em branco e 11% anularam o voto, o vencedor
obteve 51% dos votos válidos. Não são considerados válidos os votos em branco e
nulos.
Pode-se afirmar que o vencedor, de fato, obteve de todos os eleitores qual percentual de votos ?
Pode-se afirmar que o vencedor, de fato, obteve de todos os eleitores qual percentual de votos ?
6.Numa pesquisa realizada por técnicos da ONG ÁGUALIMPA, foram coletadas
amostras do lago XORORÓ.
Das 340 amostras coletadas, verificou-se que:
Das 340 amostras coletadas, verificou-se que:
• 100 apresentaram a bactéria A;
• 150 apresentaram a bactéria B;
• 120 apresentaram a bactéria C;
• 40 apresentaram as bactérias A e B;
• 25 apresentaram as bactérias A e C;
• 30 apresentaram as bactérias B e C;
• 55 não apresentaram nenhuma das três bactérias.
• 150 apresentaram a bactéria B;
• 120 apresentaram a bactéria C;
• 40 apresentaram as bactérias A e B;
• 25 apresentaram as bactérias A e C;
• 30 apresentaram as bactérias B e C;
• 55 não apresentaram nenhuma das três bactérias.
Determine:
a) Quantas amostras apresentaram as 3 bactérias.
b) Quantas amostras apresentaram pelo menos 2
bactérias.
7.Numa empresa, foi feito um levantamento de conhecimentos entre os
trabalhadores, o qual indicou que:
a) 30 pessoas falam alemão;
b) 55 pessoas falam inglês;
c) 30 pessoas conhecem informática;
d) todos que conhecem informática sabem inglês e não sabem alemão.
Sabendo que a empresa tem 75 funcionários que falam pelo menos uma das línguas pesquisadas, calcule quantos são bilíngues.
a) 30 pessoas falam alemão;
b) 55 pessoas falam inglês;
c) 30 pessoas conhecem informática;
d) todos que conhecem informática sabem inglês e não sabem alemão.
Sabendo que a empresa tem 75 funcionários que falam pelo menos uma das línguas pesquisadas, calcule quantos são bilíngues.
A = conjunto dos pares múltiplos de 3
B = conjunto dos pares múltiplos de 5
C = conjunto dos múltiplos de 6
D = conjunto dos ímpares múltiplos de 3
E = conjunto dos múltiplos de 10
F = conjunto dos que são múltiplos de 3, mas não de 6
11.Escreva explicitamente os elementos dos seguintes conjuntos:
A = cores da bandeira brasileira
B = números naturais menores que 8
C = números inteiros x, tais que x2 < 9
D = múltiplos de 12, maiores que 20 e menores que 100
A = cores da bandeira brasileira
B = números naturais menores que 8
C = números inteiros x, tais que x2 < 9
D = múltiplos de 12, maiores que 20 e menores que 100
12.Dados três ângulos de medidas a, b e c, sabemos que:
- a e b são complementares;
- b e c são suplementares;
- o quíntuplo da medida de a é igual ao dobro da medida de c.
- b e c são suplementares;
- o quíntuplo da medida de a é igual ao dobro da medida de c.
Calcule  a  medida 
de  a,b e c.
15.Relacione cada centro com sua definição:
(   ) baricentro
( ) incentro
( ) circuncentro
( ) ortocentro
( ) incentro
( ) circuncentro
( ) ortocentro
1. Encontro das bissetrizes
2. Encontro das alturas
3. Encontro das medianas
4. Encontro das mediatrizes dos lados
2. Encontro das alturas
3. Encontro das medianas
4. Encontro das mediatrizes dos lados
















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